Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

Futebol - Mercado pouco explorado

Hoje será divulgado um estudo detalhado sobre a relação dos brasileiros com o Esporte. A pesquisa realizada pelo diário "Lance" em parceria com o IBOPE promete confirmar o quanto O ESPORTE como negócio no Brasil ainda é amador e pouco explorado, principalmente o futebol que oferece tanta visibilidade para seus patrocinadores, mas até quando essa variável viabilizará o crescimento sustentável da modalidade?

Fica claro, pelos números informados pela imprensa, que os clubes pouco tem feito para aproveitar o torcedor como consumidor assíduo de seus produtos . Consequentemente esse cenário maximiza a dependência de receitas provenientes de direitos de transmissão e patrocínio de uniformes, ou seja, se o clube fosse uma empresa de bens de consumo seu faturamento estaria na mão de 2 clientes. Essa condição reflete no enfraquecimento estrutural e financeiro dos clubes que para aliviar a pressão em seus caixas se aventuram em vendas precipitadas de jovens talentos, negociação com patrocinadores e não investidores, afinal não basta oferecer apenas a visibilidade e "mal tratar" o torcedor, já que este é o fiel "pequeno varejista" que permitirá ao clube/empresa valorizar sua marca e aumentar seu poder de barganha junto aos grandes investidores implicando assim em geração de receita ainda maior.

Obviamente, essa análise simplista, demanda a atuação de uma equipe multidisciplinar que trabalhará para entregar tais resultados de médio e longo prazo. Os argumentos acima apresentados se justificam, pois o estudo a ser divulgado demonstra : 1% dos torcedores foi ao estádio nos últimos 2 anos.... Isso mesmo 1% = 1,2milhão de pessoas e para piorar: 8% dos torcedores, ou seja, 10 milhões de pessoas gostariam de participar de programas para sócio -torcedores.

Então fica a pergunta.. isso que os clubes fazem é gestão profissional? É verdade que alguns têm se esforçado para mudar , no entanto, a mudança será árdua e gradual.

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário