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segunda-feira, 7 de junho de 2010

A construção de vantagens competitivas em clubes de futebol

Pessoal,
Estou a finalizar meu TCC do MBA e gostaria de compartilhar com vocês a temática que estou abordando e receber contribuições. Em breve publicarei o resultado final do estudo, mas por enquanto segue uma prévia delimitada da abordagem.
O futebol mundial passa por um processo de profissionalização acelerado no qual os clubes têm buscado implementar estratégias gerenciais orientadas para o resultado. No Brasil esse processo ainda é gradual e ocorre em ritmo menos acelerado, mas as organizações esportivas já reconhecem a necessidade de desenvolver as áreas comerciais, marketing, operações, T.I, financeiro e novos negócios para aumentar as fontes de receitas e/ou gerar vantagens competitivas que viabilizem não só o aumento da rentabilidade das instituições, mas também a fidelização do torcedor/consumidor e a penetração de mercado.
Essa nova demanda de boas práticas estratégicas no universo do futebol resulta em alterações na cadeia de valor da modalidade futebol e faz com que acordos comerciais de patrocínio sejam revistos com o objetivo de valorizar as propriedades de marketing envolvidas nas negociações.
Recentemente grandes clubes como Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG optaram por rever suas parcerias de fornecimento de materiais esportivos alegando que os contratos não implicavam em receitas compatíveis com os benefícios financeiros gerados às marcas fornecedoras, já que os valores de remuneração definidos contratualmente não eram diretamente proporcionais aos resultados de vendas dos produtos relacionados aos clubes.


Fundamentado no cenário acima descrito pode-se afirmar que combinação de estratégias de integração para frente e para trás por parte dos clubes criariam novas vantagens competitivas e consequentemente aumentariam a rentabilidade da organização?
É o que veremos no final do estudo e vocês o que acham?
Forte Abraço

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