Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Futebol Europeu- rentável?


Olá Pessoal,


Infelizmente devido a rotina acelerada na empresa me ausentei por alguns dias do blog, mas hoje após ler uma notícia sobre o futebol europeu no jornal Valor Econômico considerei pertinente compartilhar a informação para juntos analisarmos e questionarmos as informações e implicações dos números divulgados.


Um estudo realizado pela consultoria AT Kearney que analisou a rentabilidade dos campeonatos de futebol da Itália, Inglaterra, Espanha, França e Alemanha constatou que se as ligas italianas, inglesa e espanhola fossem empresas em menos de dois anos estariam falidas. Segundo a mesma consultoria apenas as ligas francesa e alemã são rentáveis com 1% e 2% respectivamente.



De qualquer maneira, mesmo rentáveis, as duas ligas apresentam rentabilidade abaixo das observadas por exemplo em investimentos de renda fixa, logo os analistas da AT Kearney avaliaram que nenhum investidor racional arriscaria seu dinheiro em aventuras no futebol europeu.




Dentre os argumentos utilizados para justificar a rentabilidade negativa foram apresentadas variáveis como balanço negativo da transferência de jogadores na qual a liga espanhola apresentou o pior resultado (-257 milhões de Euros), seguido da liga Alemã (-118 milhões de Euros) e da Premier League (-91 milhões de Euros). O principal motivo do desempenho na variável acima citada é consequência do alto investimento líquido em contratações e salários de jogadores.



Estima-se que o melhor desempenho do futebol alemã é reflexo de melhores investimentos em estádios e o forte em investimento nas categorias de base, o que é questionável já que o balanço da liga alemã é o segundo pior da amostra avaliada. Particularmente acredito que o melhor índice observado seja resultado do melhor gerenciamento de arenas, pois o campeonato alemã apresenta a melhor média de público da Europa, e ao incremento de receitas em patrocínios e diversificação com estratégias de licenciamentos e cotas de parceiros que não objetivam a entrega de visibilidade.


Os números apresentados pela consultoria trazem à tona o questionamento sobre a sustentabilidade de um modelo de negócio inflado por salários milionários e forte/competente gerenciamento das marcas dos clubes, porém sem orientação alguma para o resultado extra campo. Atitutes “populistas” dos candidatos à presidência dos clubes, como as conduzidas pelo presidente Florentino Perez do Real Madrid, confirmam que mesmo com o incremento de vendas de uniformes, valorização das propriedades de patrocínio oriundos de contratação de grandes astros do futebol não resultam em retorno financeiro consistente e satisfatório.


Obviamente que as práticas mercadológicas dos clubes europeus estão mais evoluídas do que as dos clubes brasileiros, mas fica o questionamento: até quando será sustentável? No Brasil todos veneram e admiram o modelo de negócio do futebol europeu fato não justificável pelos últimos números divulgados por consultorias especializadas. Além disso, a divulgação do pedido de empréstimo do Barcelona, alegando necessidade de melhorar o fluxo de caixa, demonstra a fragilidade da capacidade gerencial do contexto futebolístico.


Por outro lado sabe-se que as maiores empresas do Brasil e do mundo são alavancadas financeiramente com o objetivo de viabilizar a expansão ou diversificação dos negócios, ou seja, nem sempre por dificuldades financeiras. Todavida cabe aos gestores reavaliar a forma como a alocação de recursos tem sido realizada, pois não basta realizar um excelente trabalho de marketing e ter uma “super marca” se a empresa seguir deficitária.


Forte Abs

4 comentários:

  1. Prezado Roberto, parabéns pelo post. A dificultosa visão entre a necessidade de conquistas e captação de recursos financeiros pelos clubes cega àqueles que comandam o esporte. É notório que os clubes gastam além do que podem e isso é fruto de um trabalho realizado há anos sem um "freio" da Entidade Adm do Esporte FIFA.
    Estarei sempre atento aos seus textos.

    Att

    Thyago Luques
    Gerente Esportivo

    ResponderExcluir
  2. Thyago,

    Grato pela contribuição. Apenas corrigindo meu nome que é Lucas (rs), mas tudo bem. Contarei com mais participações suas no blog,inclusive se tiver algum artigo ou post basta me enviar que publicarei, as melhorias nas práticas da gestão esportiva serão graduais, mas acontecerão.

    Forte Abs

    ResponderExcluir
  3. Lucas, (agora com o nome correto)

    Obrigado pelo espaço concedido. Quando eu tiver algo em mãos que seja válido ao blog lhe enviarei.

    Em qual setor especificamente você atua? Estou buscando ampliar minha rede de contatos. Sou gerente adm da rede de escolas Licenciadas do Corinthians. Atualmente estou cursando na Federação Paulista de Futebol o curso Master em Gestão do Futebol.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Thyago,

    Já te localizei no LINKEDIN e assim poderemos promover uma troca de experiências profissionais de maneira mais detalhada.

    Abs

    ResponderExcluir